A AVE aproveita o Dia Mundial da Água para divulgar a adesão ao Projeto Rios, através da adoção de um troço de 500 metros do Rio Ave, nas freguesias de Brito e S. João de Ponte, concelho de Guimarães.
O Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.
A aplicação prática deste projeto visa a realização de um conjunto de atividades de identificação e monitorização dos vários componentes que constituem o ecossistema aquático, promovendo o interesse pelas questões ambientais e alertando para a necessidade de proteção e valorização das zonas ribeirinhas.
A AVE espera poder contar com os sócios e amigos no desenvolvimento das ações inerentes ao Projeto e desafia outros grupos ou associações a adotarem os nossos rios.