
A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, vai promover mais uma caminhada a realizar no dia 19 de Maio de 2019 que nos levará pelo “Trilho dos Canos de água” em Viana do Castelo.
O percurso inicia-se junto ao Santuário de Santa Luzia e brinda-nos logo aí com uma panorâmica magnífica sobre a cidade de Viana do Castelo, o Rio Lima e a Costa Atlântica.
A igreja de Santa Luzia, a Citânia de Santa Luzia e o cenário da foz do Lima são os principais motivos de interesse deste trilho.

Caminharemos junto aos canos de água, deparando-nos a dada altura do percurso com os “Arcos do Fincão” – dois imponentes arcos de pedra paralelos que fazem parte de um complexo sistema de abastecimento de água da cidade e que sustentam ainda hoje canos de água. Estes com origem em várias minas na encosta poente da Serra de Santa Luzia.

Adira e Partilhe o evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.
Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer!




A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.
NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.
Roteiro
O percurso é circular, tendo início e fim junto ao Santuário de Santa Luzia – Viana do Castelo.
A dificuldade deste percurso é fácil, com 10,7 km. O trajeto é feito boa parte por caminhos florestais com algumas pedras soltas e presença de algum tojo – vulgo mato, pelo que se recomenda uso de vestuário e calçado adequado às condiçõ
Pontos de interesse: um dos principais pontos de interesse deste trilho são o Santuário de Santa Luzia, os Arcos do Fincão e Aqueduto – Ribeira a Azenha e Cascata, aldeia de S. Mamede, a Casa do Radar, o Parque de Lazer, a Carreira de Tiro, o Miradouro e a Citânia de Santa Luzia.
Logística
A caminhada iniciará às 09:30h junto ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do Campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 07:45h. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.
Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).
Ficha técnica
- Distância: 10,7 km
- Dificuldade: fácil
- Duração estimada: 7 horas incluindo pausa para piquenique
- Âmbito: Histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
Devem trazer farnel para almoço, água em quantidade necessária e algum reforço (fruta, bolachas…)