
A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia completa 18 anos de existência no dia 10 de abril. Para comemorar este aniversário, vai realizar uma caminhada pelas Montanhas de Santa Isabel, entre os concelhos de Amares e Terras de Bouro, no domingo dia 14 de abril de 2019.
O percurso é circular, tendo início e fim junto ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia – Terras de Bouro
Partiremos do parque de estacionamento da zona das cascatas e iremos montanha acima, por caminhos de piso irregular, com muitas pedras, húmido e escorregadio, sendo recomendável o uso de calçado adequado às condições do piso.



A caminhada no seu conjunto tem subidas e descidas bastante acentuadas, com alguma exigência física.
Uma boa parte do percurso acompanha cursos de água onde surgem alguns moinhos de água e pequenos bosques de carvalhos. Os caminhos surpreendem-nos com rebordos floridos por entre uma floresta de rara beleza.

As montanhas de cume arredondado, os vários cursos de água com as suas cascatas e levadas, as aldeias típicas e ancestrais com os seus espigueiros e animais “passeando” à solta com verdes prados no horizonte, e as muitas variações da paisagem, tornam este trilho ímpar pela sua diversidade paisagística.
Ao longo da caminhada, assistiremos a uma sensação de paz e tranquilidade interior. Tudo o que o nosso corpo e alma necessitam para estarmos bem.
Para quem aprecia a natureza e diversidade fazer este percurso será uma experiência inesquecível.
Adira e Partilhe o evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.
Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer!


A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.
NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.
Roteiro
O percurso é circular, tendo início e fim junto ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia.
A dificuldade deste percurso é média, com 13,2 km e subidas algo exigentes, o trajeto é feito boa parte em caminhos rurais e florestais com alguma lama e pedras soltas.
Pontos de interesse: um dos principais pontos de interesse deste trilho são os seus vários moinhos de água restaurados.
O Centro interpretativo na antiga escola de Monte, os vários espigueiros e a Igreja de Santa Isabel do Monte situada a 745m de altitude.
Logística
A caminhada iniciará às 09:00h junto ao Parque Nossa Senhora da Abadia, Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do Campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 07:45h. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.
Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).
Ficha técnica
- Distância: 13,2 kms
- Dificuldade: média com algumas subidas algo exigentes
- Duração estimada: 7 horas incluindo pausa para pique nique
- Âmbito: Histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
Devem trazer farnel para almoço, água em quantidade necessária e algum reforço (fruta, bolachas…)