Caminhada: Na Senda do Castelo de Penafiel de Bastuço – Braga

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia vai promover mais uma caminhada a realizar no dia 24 de março que nos levará ao concelho vizinho de Braga. 

O trilho com o nome “Senda do Castelo de Penafiel de Bastuço” tem início na Freguesia de Passos (São Julião).

O povo antigo de S. Julião de Passos (outrora S.Julião de Palácios) guardou muitas lendas sobre uma fortaleza militar, ao qual apelidavam de Castelo de Mouros. Mais tarde foi anunciado como o local do Castelo da Pena ou atualmente Penafiel de Bastuço procurado desde longa data. 

Este trilho cheio de lendas e histórias que nos acompanham quilómetro a quilómetro leva-nos a conhecer o local de um dos mais de vinte castelos que existiam nos séc. XI a XIV entre Minho e Douro. 

O local deste castelo está envolvido numa das mais bonitas paisagens tipicamente minhotas. Podendo ainda serem observadas várias espécies de macieiras minhotas em fase de plantação.

O trilho é feito sobretudo em caminhos agrícolas e florestais que atravessam o vale do rio Labriosque e percorrem a vertente Este do monte Eiro, contactando com infindáveis tons verdes que por certo nos levarão o nosso imaginário para além de um simples passeio…

Adira ao evento da caminhada no Facebookhttps://www.facebook.com/events/2250293548392461/ e fique a par de todas as informações até à data do evento.

Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer!

A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.

NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Roteiro

Este percurso é circular, tem início e fim junto a Igreja Paroquial de São Julião de Passos.

A dificuldade deste percurso é média (grau 3 numa escala 0 a 5), com 10,2 km, duas subidas com um desnível positivo de 480m, o trajeto é feito boa parte em caminhos rurais e florestais com alguma lama.

Pontos de interesse: Junta de Freguesia de Passos (São Julião), Zona florestal da Redonda, Casarão do lugar da Senra, Carvalhais, Vale do Labriosque, Penedo do Castelo de Bastuço, Conjunto rural da Torre, Igreja Paroquial de São Julião de Passos.

O percurso tem algum piso escorregadio e com pedras soltas. Poderá também haver alguns charcos, pelo que se recomenda o uso de roupa e calçado apropriado.

Logística

Pretendemos iniciar a caminhada às 09:30h, junto à Igreja Paroquial de São Julião de Passos, coordenadas:(41.527938,-8.498866) . Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do Campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 08:30h. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.

Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).

Ficha técnica

  • Distância: 10,2 kms
  • Dificuldade: média com algumas subidas algo exigentes
  • Duração estimada: 7 horas incluindo pausa para pique nique 
  • Âmbito: Histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s