Trilho das Fontes

A AVE já conta com quase 17 anos de atividade e, só uma vez, durante este tempo, realizámos uma caminhada totalmente dedicada ao concelho que é nosso vizinho a norte! Foi no outono de 2014, em Tibães. No ano passado, em novembro, fizemos uma pequena incursão pelo território bracarense, no âmbito do Caminhar em Guimarães: De Longos ao Bom Jesus. Agora vamos com tudo a Braga! E nada melhor para um regresso do que o Trilho das Fontes, uma rota em que se conjugam elementos paisagísticos, históricos e ambientais. Este percurso não sinalizado faz parte da Rede de Percursos Pedestres de Braga, uma iniciativa exemplar promovida pelo município bracarense.

O Trilho das Fontes, apesar de se desenrolar às portas da cidade de Braga, surpreende pela ruralidade e pelo contacto com vários elementos históricos com particular relevo ambiental. O destaque vai todo para o Complexo Hidrológico e Monumental das Sete Fontes, sistema de abastecimento de água a Braga que poderá ter tido origem na época romana e que ainda hoje conduz água aos chafarizes e fontes da cidade. Ao longo do trilho, iremos ter também oportunidade de visitar o Convento de Montariol, observar a ruralidade do vale de Adaúfe e ainda percorrer um segmento da Geira – Via Romana XVIII – além de várias capelas e fontanários.

Adira ao evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.

Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer! A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.

NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Trilho das Fontes

O percurso é circular e tem início precisamente no Complexo das Sete Fontes. Este monumento nacional recentemente valorizado pelo município, para além da importância histórica e ecológica que tem para a cidade de Braga, prima também pelos belos elementos estéticos decorrentes das intervenções realizadas durante o séc. XVIII, a mando do arcebispo D. José de Bragança.

Iremos depois acompanhar o declive e as canalizações em pedra, passando por várias mães-de-água, até à urbanização do Areal. Daqui subiremos ao alto onde se situa o Convento de Montariol. Se nos for dada oportunidade, poderemos visitar os espaços verdes do Convento. De regresso ao trilho, caminharemos cuidadosamente ao longo dos limites das pedreiras de Montariol, até atingirmos o bosque sobranceiro à capela de São Romão. Entraremos então no pitoresco vale do Outeiro, por onde atravessaremos vários campos até ao Parque de Merendas de Adaúfe, onde faremos uma pausa para piquenique.

A segunda parte do percurso não perde de todo o interesse, e levar-nos-á à Igreja de Adaúfe e à sua bela envolvente. Este era um ponto de passagem da antiga Via XVIII do itinerário do imperador romano Antonino, que ligava Bracara Augusta a Asturica Augusta (Astorga). Iremos ter oportunidade de seguir parte do percurso desta estrada com quase 2.000 anos, também conhecida por Geira ou Via Nova. Calcorreando as lajes da Calçada do Monte, subiremos até quase ao topo do Monte Pedroso, de onde jorram as nascentes de água que alimentam as Sete Fontes. Ali, perto da floresta onde pontuam alguns sobreirais, passaremos pela Capela das Sete Fontes, provavelmente sucessora de algum templo romano situado na via antonina, e desceremos pelo monte de regresso ao ponto de partida.

IMG_20180225_082022 (1280x960)

 

Logística

Pretendemos iniciar a caminhada às 10h00, nas imediações do Braga Retail Center (41°33’55.7″N 8°24’21.0″W). Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 9h00. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.

Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).

Ficha técnica

altimetria-trilho-fontes

Perfil altimétrico

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s