Passadas as festas e com o inverno já a meio, vamos retomar as caminhadas, realizando a primeira de 2018 no próximo dia 24 de fevereiro (sábado). Regressamos ao “Caminhar em Guimarães”, para descobrir novas terras e novas paisagens entre a montanha e a planície, em Sande São Clemente e Sande São Martinho. A ruralidade e o urbano marcam a paisagem que podemos observar no vale da região das Caldas das Taipas.
Adira ao evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.
Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer! A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.
NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.
De Sande São Clemente à Senhora da Saúde
O percurso é circular e tem início junto à igreja de Sande São Clemente. Na primeira parte do percurso vamos caminhar a meio da encosta, num ambiente um pouco rural, com uma vista magnífica, onde o antigo e o moderno se misturam.
Dando início à subida mais acentuada da montanha, em Sande São Martinho, vamos penetrar na floresta de eucaliptos, a qual retrata a triste realidade do país em termos de monocultura e de desorganização florestal. Já no topo, um interessante conjunto de penedos vai proporcionar umas excelentes fotografias e uma vista diferente e única do monte da Santa Marta e Sameiro. Um pouco à frente, no parque de merendas da Senhora da Saúde, iremos fazer o habitual piquenique para repor energias.
No regresso, um outro conjunto de penedos vai facultar-nos uma visão ímpar de montanhas mais longínquas e sobre o vale de Leitões. Um caminho em terra, um pouco irregular, vai conduzir-nos montanha abaixo até aos verdes campos, os quais serão o encanto final da caminhada.
Logística
Pretendemos iniciar a caminhada às 9h15, junto à Igreja Paroquial de São Clemente de Sande (41°29’08.1″N 8°22’08.9″W). Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 8h45. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.
Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).
Ficha técnica
- Distância: 11 km
- Dificuldade: média.
- Duração estimada: 6 horas