ECORÂMICAS À MESA

Cartaz ecorâmicas

PROGRAMA (clique na imagem para aumentar)


LISTA DOS FILMES

seeds of freedom banner

http://www.seedsoffreedom.info/

Sementes de Liberdade conta a história das sementes desde as suas raízes no coração de sistemas agrícolas tradicionais, ricos em diversidade em todo o mundo, até à sua transformação em um matéria prima poderosa, usada para monopolizar o sistema alimentar global. O filme destaca a forma como o sistema de agricultura industrial e sementes geneticamente modificadas, em particular, têm tido um impacto enorme na agrobiodiversidade evoluída por agricultores e comunidades em todo o mundo, desde o início da agricultura. Sementes de Liberdade visa contestar o dogma promovido pelo grupo pró-GM, de que a agricultura em escala industrial é o único meio pelo qual podemos alimentar o mundo. Ao seguir a história da semente, torna-se claro como a agenda das empresas levou à aquisição das sementes a fim de obter grandes lucros e controle sobre o sistema alimentar global.

 


dive banner

http://www.divethefilm.com/

É parte de um movimento norte-americano crescente que reanalisa o papel da alimentação numa sociedade que desperdiça 1/2 de tudo o que ela produz. Este é um apelo à ação. Nós inspiramos, despertamos, desafiamos, educamos e capacitamos os indivíduos a reduzir o desperdício em casa, trabalho, escola… Fazemos pressão para que supermercados, hotéis, restaurantes e empresas poupem mais e desperdicem menos.


food inc banner

http://www.takepart.com/foodinc

O documentário “Food, Inc.” retrata os perigos e as transformações operadas na indústria alimentícia norte-americana, os seus efeitos prejudiciais para a saúde pública, o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores e dos animais. “Food, Inc.” explora o argumento de que os alimentos não vêm de quintas simpáticas, mas de fábricas industriais cuja prioridade é o lucro e não a saúde humana.


more than honey banner

http://www.morethanhoneyfilm.com/

Filme premiado que estreia em Portugal a 10 de outubro e  que 3 dias depois fará parte das “Ecorâmicas à Mesa”.

De há três anos a esta parte as abelhas andam a morrer em todo o mundo. Embora as causas ainda continuem a ser um mistério, uma coisa é clara: está em causa algo mais do que a simples morte de uns quantos insetos e bem mais do que apenas uma questão de mel. Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas: de um apicultor suíço que vive nos Alpes até aos gigantescos pomares de amendoeiras na Califórnia, passando por um investigador do cérebro das abelhas em Berlim, uma comerciante de pólen na China e as abelhas assassinas do deserto do Arizona. Todos referem o desaparecimento das abelhas. O filme fala-nos das suas vidas. E das nossas.


black gold banner

http://blackgoldmovie.com/

As multinacionais do café dominam os nossos centros comerciais e supermercados e comandam uma indústria avaliada em mais de 80 mil milhões de dólares, fazendo deste produto a mercadoria comercial mais valiosa do mundo a seguir ao petróleo. Nós, consumidores, pagamos bem os nossos galões e cappuccinos, mas, os cultivadores de café, continuam a receber tão pouco deste valor que muitos se vêem forçados a abandonar os seus campos.


ORGANIZAÇÃO E APOIOS

Organização e apoios

Deixe um comentário