Guimarães: Capital Verde Europeia?

Logo EGCA promessa de candidatar Guimarães a Capital Verde Europeia, será talvez nos últimos anos, a melhor ação feita em prol do ambiente e desenvolvimento sustentável do nosso município.

EGC blogue

É, sem dúvida, uma promessa ridícula e irrealizável, entre outros adjetivos…

Contudo, são essas características que a tornam potencialmente na “bomba atómica” que poderá despertar a comunicação social e a comunidade para o desenvolvimento sustentável, e para o seu protagonismo fundamental na qualidade de vida futura.

É urgente que Guimarães acorde e constate a realidade: em questões de ambiente e sustentabilidade, Guimarães parou no tempo e está muito distante das cidades europeias, não havendo nessa matéria qualquer visão estratégica, sensibilidade ou coragem política.

O ambiente em Guimarães tem vivido de medidas avulsas, eleitas por critérios que se baseiam no binómio comparticipação comunitária – impacto na opinião pública, e que perdem eficácia, ficando muito aquém do seu potencial, por falta de articulação e complemento com outras ações que certamente estariam previstas caso houvesse um plano de ação.

Penso que só na consciência da importância vital do desenvolvimento sustentável, e do caminho que nos falta percorrer, poderemos tomar a tarefa como um desígnio comunitário e exigir a urgência dum processo consensual e participado que defina uma visão estratégica e a sua implementação.


CAPITAL VERDE EUROPEIA

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa1

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa2

 Como se processa a candidatura?

As cidades candidatas são avaliadas em função de 12 indicadores:

  1. Atenuação das alterações climáticas e adaptação aos seus efeitos
  2. Transportes locais
  3. Zonas verdes urbanas que integram uma utilização sustentável do solo
  4. Natureza e biodiversidade
  5. Qualidade do ar ambiente
  6. Qualidade do ambiente acústico
  7. Produção e gestão de resíduos
  8. Gestão da água
  9. Tratamento de águas residuais
  10. Ecoinovação e emprego sustentável
  11. Eficiência energética
  12. Gestão ambiental integrada

Para cada um destes indicadores, os candidates devem:

  1. Descrever a situação atual.
  2. Descrever as medidas implementadas nos últimos 5 a 10 anos.
  3. Descrever os objetivos a curto e longo prazo e abordagem proposta para os atingir.
  4. Listar a documentação da informação descrita.

Com base na informação descrita, um grupo de peritos na área de cada um dos indicadores fará a respetiva avaliação. Só as cidades melhor classificadas no somatório das avaliações farão parte da “shortlist” de finalistas.

As cidades finalistas serão então desafiadas a apresentar a sua visão, plano de ação e estratégia de comunicação, perante um júri que decidirá qual a cidade vencedora.


Como se constata, a candidatura não pode ser baseada em promessas. Tem de haver “obra feita”, consolidada. O que não é o caso de Guimarães.

Esta promessa demonstra, de forma evidente, um preocupante desconhecimento do que se exige de uma cidade que se pretende afirmar como referência no ambiente e desenvolvimento sustentável, e faz ruir o mito de que Guimarães se recomenda nas questões ambientais.

Olhando para os indicadores a avaliar, e para o que conheço de Guimarães, torna-se óbvio que estamos na metade de trás do pelotão, e não na vanguarda, como se exige a uma cidade com aspirações a Capital Verde Europeia.

Se houver um despertar da comunidade, visão e coragem politica, em meia dúzia de anos a nossa cidade será um local muito melhor para se viver, e os nossos representantes poderão preencher o formulário da candidatura a CVE sem receio de expor Guimarães ao ridículo.

Artigo de opinião de José Cunha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s