Nota de Imprensa

NOTA DE IMPRENSA

GUIMARÃES PRECISA DE DAR PRIORIDADE AO AMBIENTE E À QUALIDADE DE VIDA

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia tem vindo a reunir-se com os candidatos à Câmara Municipal, no âmbito das eleições autárquicas de 2013, considerando que Guimarães precisa de renovar profundamente as opções políticas e as linhas de orientação em matéria de ambiente local. Nestes encontros, a AVE tem auscultado as intenções dos candidatos sobre este assunto e tem manifestado as suas preocupações sobre diversos aspetos ambientais, nomeadamente os seguintes:

1. Mobilidade e transportes: a AVE considera fundamental a elaboração de um plano de mobilidade que favoreça a circulação ciclável e pedonal, invertendo a “predação” do espaço público pelo automóvel. É necessário melhorar e criar ligações pedonais e cicláveis no centro da cidade, e entre o centro e a periferia, sendo prioritária a ligação às hortas pedagógicas e ao parque da cidade desportiva. São igualmente urgentes ligações pedonais e cicláveis entre a cidade e as vilas do concelho (Taipas, Brito, Ronfe, Pevidém e São Torcato), que ofereçam aos cidadãos opções de mobilidade de baixo custo, não poluentes. A AVE considera igualmente necessário melhorar o serviço público prestado pelos TUG – Transportes Urbanos de Guimarães, ajustando os trajetos e os horários às necessidades dos passageiros, e a dimensão das viaturas à quantidade de passageiros transportados.

2. Água e recursos hídricos: a AVE considera prioritária a conclusão da despoluição e da reabilitação dos rios Ave e Selho, e da ribeira de Couros, assim como a monitorização da qualidade destes cursos de água. É necessário acabar com a drenagem de efluentes domésticos para a rede de águas pluviais e acabar com os desastres ecológicos provocados pelos efluentes industriais nos cursos de água. Quanto à água de consumo, a AVE considera fundamental promover o seu uso eficiente, acabando com regas e lavagens do espaço público com água tratada, entre outras medidas.

3. Resíduos sólidos e lixeiras: a AVE tem constatado o aumento de focos ilegais de deposição de lixos e entulhos, dispersos pelo concelho, com consequências ambientais graves. É necessário resolver estas situações, sinalizando os locais com a participação da população local, e desencadeando ações de fiscalização e limpeza.

4. Eficiência energética: é necessário elaborar um plano de ação para a sustentabilidade energética local, nomeadamente no setor público, com auditorias ao consumo e ao potencial de poupança, no que respeita à iluminação e climatização de edifícios, divulgando publicamente os objetivos a atingir e os resultados alcançados.

5. Ordenamento do território: a AVE considera inaceitável que a revisão do Plano Diretor Municipal ainda não tenha sido concluída, apelando à sua conclusão com a maior brevidade possível. É necessário que a dispersão construtiva seja efetivamente contida e que a ocupação humana em locais de risco (inundações e deslizamento de terras, p. ex.) seja revertida. É igualmente necessário reativar e atualizar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, dando outra prioridade à gestão do património florestal do concelho e à reabilitação das áreas recentemente ardidas.

Por fim, a AVE considera necessário retomar o processo da Agenda 21 Local em Guimarães, interrompido em 2005, como meio de permitir a efetiva participação dos cidadãos na resolução dos problemas de ambiente e qualidade de vida, criando consensos estratégicos para melhorar o nível de sustentabilidade ambiental local.

Até ao momento, a AVE reuniu-se com os candidatos Domingos Bragança, do PS, Torcato Ribeiro, da CDU, e José Carlos Fonseca, do BE. Aguardam agendamento reuniões com os candidatos das coligações PPD/PSD.CDS-PP.MPT e PPM-PPV, e do PCTP/MRPP.

Como organização da sociedade civil, a AVE continuará a colaborar de forma construtiva na definição de uma política local de ambiente, independentemente dos resultados da próximas eleições autárquicas.

Guimarães, 11 de Setembro de 2013

A direção da AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s