Proposta de um Plano de Mobilidade Ciclável para Guimarães

AVE LANÇA PROPOSTAS LOW-COST PARA TORNAR GUIMARÃES UMA CIDADE MAIS AMIGA DA BICICLETA

No passado dia 8 de Junho, a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) reuniu com a Vereação do Ambiente na Câmara Municipal de Guimarães, tendo apresentado um contributo para o Plano Municipal de Mobilidade que pretende incentivar o uso da bicicleta no quotidiano da cidade.

 Reconhecendo a actual tendência para uma maior utilização da bicicleta como veículo utilitário no dia-a-dia, a AVE apela a uma maior aposta neste meio de transporte, que já é cada vez mais atractivo para habitantes de várias cidades, e que em Guimarães tem potencial de crescimento.

O contributo da AVE assenta em quatro propostas de baixo custo, com uma aplicação que pode ser faseada e realizável no curto prazo com intervenções infraestruturais mínimas:

1. Medidas de acalmia de tráfego:

Redução da velocidade de circulação em locais específicos, transformando em “Zonas 30” as actuais “Zonas 40” em torno de escolas e bairros residenciais, com intervenções ao nível da sinalética; alinhamento de passadeiras com a altura dos passeios e meios de abrandamento de tráfego; fiscalização do estacionamento irregular e reordenação do tráfego viário de modo a aumentar ou melhorar a qualidade do espaço pedonal.

2. Criação de novos espaços de estacionamento para bicicletas:

Criar uma rede de estacionamentos para bicicletas, constituída por pequenos equipamentos de fixação de 5 lugares de bicicleta, em lugares públicos estratégicos e sem prejuízo do tráfego pedonal.

3. Criação de dois percursos cicláveis através da cidade

Criar dois percursos cicláveis que cruzam o centro da cidade, evitando situações de maior declive e ligando equipamentos públicos. Estes percursos podem ser parcialmente marcados por sinalética no pavimento, facilitando a convivência entre automóveis e bicicletas.

4. Criação de um programa específico de promoção da bicicleta

Introduzir programas de educação rodoviária e de incentivo à bicicleta nas escolas e locais de trabalho, através de participação e organização de eventos pontuais e programas anuais como por exemplo “Ir de Bicicleta para a Escola” e “Visitar Guimarães de Bicicleta”.

O objectivo principal destas propostas é demonstrar que Guimarães é uma cidade onde é fácil, rápido, conveniente e bastante económico – para além de extremamente amigável para o ambiente -, o uso da bicicleta no dia-a-dia. Desta forma pretende-se conquistar cada vez mais utilizadores quotidianos para este meio de transporte, de todas as idades e profissões.

 Clique na imagem para aceder ao documento
Anúncios

Um pensamento sobre “Proposta de um Plano de Mobilidade Ciclável para Guimarães

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s