Newsletter Junho 2011

ACTIVIDADES EM JUNHO
 
1. Reunião com vereador ambiente: propostas para uma cidade mais ciclável | 8-06-2011
2. Tertúlia sobre ambiente no Fórum Fnac Guimarães | 10-06-2011
3. Oficinas de jardinagem e compostagem | 12 e 19-06-2011
4. Massa Crítica Guimarães: pedalar no feriado municipal | 24-06-2011
 
OUTRAS INICIATIVAS: DIVULGAÇÃO
 
5. Exposição “Água é Património” no Arquivo Municipal | Horário alargado em 9-06-2011
6. UMinho in transition: primeira horta comunitária “em transição” numa universidade em Portugal
7. Cidades pela Retoma: para um novo olhar sobre o papel das cidades.
 
1. Reunião com Vereador: propostas para uma cidade mais ciclável | 8-06-2011
A AVE vai reunir-se com o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães para apresentar algumas propostas para uma cidade mais ciclável, nomeadamente locais de aparcamento para bicicletas, corredores de circulação, ligação à ciclopista e melhoria das condições de segurança para ciclistas.
Esperamos que estas propostas possam contribuir para uma maior utilização de bicicletas em Guimarães como meio de transporte complementar ou alternativo.

2. Tertúlia sobre ambiente e sustentabilidade no Fórum Fnac Guimarães | 10-06-2011 | 21:30
Organizada pela Fnac Guimarães em parceria com a AVE, esta tertúlia abordará o tema do ordenamento do espaço municipal, nomeadamente no que respeita à criação e desenvolvimento de espaços ecológicos que permitam não só uma melhoria da qualidade de vida dos munícipes, como também a preservação da biodiversidade. A presença dos associados e amigos nesta tertúlia é muito bem-vinda! Ligação: Agenda FNAC

3. Oficinas de jardinagem e compostagem | 12 e 19-06-2011
A AVE vai realizar duas oficinas com sabor a Verão!
No dia 12, a Oficina de Jardinagem propõe uma abordagem simples e prática às principais técnicas de jardinagem, incidindo sobre as bases teóricas sobre a concepção e planeamento de um jardim, a sua instalação e as principais técnicas de manutenção a ele associadas.
No dia 19 será a vez da Oficina de Compostagem, um processo de reciclagem de matéria orgânica que transforma resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes – o composto. Nesta oficina, além de uma abordagem às bases teóricas deste processo, teremos oportunidade de iniciar na prática uma actividade de compostagem.
Inscrições e mais informações: ave.ecologia@gmail.com


4. Massa Crítica Guimarães: pedalar no feriado municipal | 24-06-2011
A Massa Crítica é um movimento global a favor de cidades mais cicláveis que celebrou em Maio a 9.ª edição em Guimarães. Nesta edição estiveram presentes duas dezenas de ciclistas, desde os 3 aos 60 e tal anos, empenhados em abrir caminho à utilização quotidiana deste meio de transporte. Esta edição teve apoio da AVE, do Projecto Bicicleta Inclusiva  e da ERDAL – Escola de Referência Desportiva de Ar Livre de Guimarães A próxima Massa Crítica será realizada a 24 de Junho, feriado municipal, pelas 18:30 no Largo da Oliveira. Apareça com a sua bicicleta, o seu skate, a sua trotineta ou os seus patins e traga a família consigo!
 
5. Exposição “Água é Património” no Arquivo Municipal | Horário de visita em 9-06-2011
Esta exposição documental, patente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, retrata aspectos patrimoniais e históricos do abastecimento público de água em Guimarães. No âmbito da comemoração do “Dia Internacional dos Arquivos”, a exposição poderá ser visitada das 09h00 às 23h00.
É uma boa oportunidade para efectuar uma visita a esta exposição Ligação

6. UMinho in Transition: primeira horta comunitária “em transição” numa universidade em Portugal
A Universidade do Minho inaugurou no final do passado mês de Abril a primeira horta comunitária “em transição” numa instituição de ensino superior em Portugal. O projecto, designado “UMinho in Transition” integra-se na rede mundial Transition Network e pretende englobar várias vertentes, desde a investigação, a intervenção cultural, a solidariedade e a biosustentabilidade. Mais info

7. Cidades pela Retoma: para um novo olhar sobre o papel das cidades
“As cidades desempenham um papel nuclear no desenvolvimento do país, por aí concentrarem uma parte substancial da população, órgãos de poder, grupos e dinâmicas económico-sociais. A crise actual pode ser uma oportunidade para produzir um novo olhar sobre o papel das cidades na vida económica e social do país. Contudo, isso obriga a uma mobilização dos diversos agentes sociais, culturais e económicos e novas metodologias de planeamento com uma forte liderança pública. Este espaço pode ser uma oportunidade para discutir as políticas e os instrumentos de intervenção sobre as cidades em Portugal.”
Ligação
 
Ainda não é sócio/a da AVE? Siga o link para a FICHA ONLINE 

Mais informações sobre a Newsletter e as actividades da AVE:
Manuel Miranda Fernandes | Telem. 961204658
Alcino Martins Casimiro | Telem. 919680281

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s