Carta aberta aos Vimaranenses – Via do AvePark

Caro(a)s Vimaranenses,

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia tem acompanhado desde 2015 o processo da Via de acesso ao Avepark, e desde então tem alertado para os graves impactes ambientais e sociais desse projeto, na expetativa da sua reavaliação.

No entanto, e agora que a AVE teve acesso ao projeto de execução, verificamos que os nossos alertas foram ignorados e os nossos receios confirmados, como pudemos constatar com uma caminhada de reconhecimento feita ao longo do traçado da Via.

No seguimento dessa constatação, que evidenciou a gravidade dos impactes e a urgência de agir, a AVE fez uma intervenção na Assembleia Municipal e solicitou audiências a todos os grupos parlamentares municipais, à Mesa da Assembleia e ao Presidente da Câmara Municipal. Nessas reuniões demos conta das nossas preocupações e propusemos a convocatória de uma Assembleia Municipal Extraordinária para debater a Via do Avepark.

Entretanto, e para informar a população, iremos realizar sessões de esclarecimento nas freguesias afetadas pelo projeto, e disponibilizamos documentos e fotos em https://ave-ecologia.org/via-do-avepark/.

A AVE defende que o acesso ao Avepark e a mobilidade no norte do conselho devem ser abordados de forma integrada e em concordância com as estratégias nacionais e europeias que incitam à rentabilização das infraestruturas e ao transporte coletivo.

Assim, por tudo o que foi exposto, pelo dever de defender o ambiente e pela responsabilidade que temos para com as próximas gerações, a AVE vem manifestar a sua determinação em travar este trágico projeto para a sustentabilidade ambiental, e apelar ao vosso envolvimento ativo nessa missão.

Cordiais saudações,

A Direcção da AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s