Caminhar em Guimarães: Creixomil – Fermentões, pelas margens do Rio Selho

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, no âmbito das Ecorâmicas 2019, vai realizar no domingo dia 20/10/2019 uma caminhada pelas margens do Rio Selho, entre Creixomil e Fermentões, de sensibilização para o problema da poluição da água dos rios.

Esta será também uma oportunidade de conhecermos melhor o património natural e edificado desta parte da cidade.

O percurso é circular tendo início e fim junto ao Pavilhão Multiusos em Creixomil, Guimarães.

Logo no início da caminhada vamos atravessar a horta pedagógica e o rio de Couros. Depois subir em direção à Senhora da Luz e descer até ao Rio Selho.

Esta primeira parte do percurso até ao rio tem uma paisagem multifacetada onde alguns antigos bairros habitacionais ainda perduram.

Ao longo do rio teremos oportunidade de ver edifícios que albergavam moinhos e as levadas que os alimentavam.

No regresso passaremos junto da quinta da Covilhã, onde as suas vinhas embelezam a paisagem.

Depois de passar ao lado do Laboratório da Paisagem e Ponte Romana, cruzaremos o antigo “Caminho Real” que ligava Guimarães a Vila do Conde e percorreremos a Veiga de Creixomil, onde a agricultura ainda marca alguma presença.

Ponto de encontro: 08:30h junto ao Multiusos e Horta Pedagógica em Guimarães

Início da caminhada: 08:45

Distância a percorrer: 7 Km

Grau de dificuldade: fácil

Duração estimada: 3 horas

Não haverá piquenique, mas cada participante deve levar água e reforço alimentar.

Recomenda-se o uso de calçado adequado a piso escorregadio.

Esta Caminhada é gratuita e não é necessária inscrição. Basta aparecer!

Nota: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s