Caminhar em Guimarães: de Souto a Garfe – pela montanha e margens do rio Ave

No próximo dia 22 de setembro de 2019, vamos voltar ao “Caminhar em Guimarães” para dar a conhecer um pouco melhor a parte norte do concelho, na zona de fronteira com o vizinho concelho da Póvoa de Lanhoso.

Num ambiente urbano e rural, caminhando pela montanha e margens do Ave, os caminheiros serão brindados e surpreendidos com uma diversificada e linda paisagem, passando pelas freguesias de Souto Santa Maria, Gondomar e Donim, do concelho de Guimarães, e de Garfe, Campos e Santo Emilião, da Póvoa de Lanhoso.

O percurso é circular, tem início e fim no parque de lazer de Souto Santa Maria.

Na parte inicial do percurso, iremos subir um pouco o monte de São Simão, passar junto a uma das polémicas pedreiras de Gondomar, caminhar a meia encosta e contemplar a vasta planície.

Descendo a encosta pelos seus estreitos e diversificados caminhos, por entre casas e quintais, chegaremos à igreja matriz de Gondomar.

Entraremos em caminhos rurais, os quais nos conduzirão até Garfe, onde vamos encontrar a capela de São Roque. Esta freguesia situa-se já no concelho da Póvoa de Lanhoso e é uma das duas únicas situadas na margem esquerda do Ave.

A partir daqui e até à ponte em Campos caminharemos por caminhos de serventia agrícola na margem esquerda do rio Ave, numa peculiar envolvência natural e rural.

Pela borda dos campos agrícolas, junto ao rio em estrada rural iremos até ao parque de lazer de Gondomar, onde faremos o habitual piquenique.

O regresso até ao local de partida será feito junto ao rio Ave, pela margem direita, por terras de Santo Emilião e Donim.

Grau de dificuldade: fácil/média;

Distância a percorrer: 13Km;

Duração da caminhada: 6:00 horas;

Saída de Guimarães: 08:30h junto à Universidade do Minho em Azurém;

Início da caminhada: 09:00 horas – Parque de lazer de Souto Santa Maria;

Cada participante deve levar: farnel e água em quantidade necessária.

Adira e divulgue o evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.

Um pensamento sobre “Caminhar em Guimarães: de Souto a Garfe – pela montanha e margens do rio Ave

  1. Pingback: Caminhada pela montanha e margens do rio com a AVE

Deixe um comentário