Caminhar em Guimarães: São Lourenço de Sande – Santa Marta das Cortiças

No próximo dia 18 de novembro (domingo), vamos voltar ao “Caminhar em Guimarães” e encerrar o ciclo de caminhadas deste ano. Já estamos a meio do outono, época ideal para esta caminhada, a qual nos irá permitir conhecer um pouco mais desta zona noroeste do concelho de Guimarães, assim como visitar locais de interesse, na fronteira com o concelho bracarense, como Santa Marta das Cortiças, Santa Marta do Leão e a Igreja de Santa Maria Madalena (Falperra).

Adira ao evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.

Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer! A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.

NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Roteiro

O percurso é circular e tem início e fim junto à Igreja de São Lourenço de Sande. Para além desta, passa pelas freguesias de Balazar e Longos, do concelho de Guimarães e Esporões e Nogueira, do concelho de Braga.

A parte inicial e final da caminhada será feita em caminhos alcatroados e em paralelo, os quais nos permitirão caminhar por entre campos num extenso vale predominantemente rural e vivenciar o outono em todo o seu esplendor de luz e cor.

A subida e a descida são um pouco acentuadas, com algum piso escorregadio e pedras soltas, mas com uma paisagem magnífica.

O Monte da Falperra tem no seu ponto mais alto a capela da Santa Marta das Cortiças, local de fé, de lazer e miradouro. Aqui, vamos realizar o piquenique da caminhada.

 

Logística

Pretendemos iniciar a caminhada às 9h30, junto à Igreja Paroquial de São Lourenço de Sande (41°30’22.31″N 8°21’38.06″W). Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 9h00. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.

Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).

Ficha técnica

  • Distância: 12 km
  • Dificuldade: média.
  • Duração estimada: 6 horas
  • Percurso: KML

altimetria-santamarta

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s