MUITO ALTA TENSÃO em Guimarães

Foi recentemente instalada a denominada linha “Caniçada – Riba de Ave2/Guimarães, a 150 kV, para a subestação de Fafe“. São 18,4 kms de rede de Muito Alta Tensão (150kV), que atravessa em cerca de 16 kms o concelho de Guimarães, ligando a linha Caniçada – Riba de Ave desde Santo Emilião até à nova subestação em Cepães – Fafe.

MAT Mapa

Estes 16 kms serão somados aos 140 kms de Linhas De Muita Alta Tensão que já existem no concelho, e que a 31-12-2013 já perfaziam 1,6% dos 8.700 kms que totalizam a rede nacional de transporte de eletricidade.

Se considerarmos que em média é necessário um apoio (torre) a cada 250-300 mts, podemos concluir que existem cerca de 500 gigantescos apoios plantados em Guimarães. A nova linha acrescenta 39 apoios espalhados por 11 freguesias, desde Infantas a Donim. Santo Antonino em Mesão Frio e o vale de S. Torcato são dois exemplos do impacte visual negativo que esta rede provocará na paisagem.

Rede MAT

Rede de Muito Alta Tensão em Guimarães

Mas não é apenas a paisagem que sofre as consequências do transporte de eletricidade, e apesar de haver estudos para todos os gostos, o facto é que a Organização Mundial de Saúde recomenda precaução.

Para mais informações:

Declaração de Impacte Ambiental

Resumo Não Técnico do Estudo Impacte Ambiental

Relatório Consulta Pública

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s