Newsletter Abril 2011

A AVE celebra em Abril de 2011 o 10.º aniversário da sua fundação. Uma década de iniciativas a favor de um ambiente mais sustentável em Guimarães. A festa também é sua!
 
SUMÁRIO
1. Ofereça à AVE uma prenda de aniversário: proponha um novo sócio/a!
2. HOJE | 8-04-2011 | Conferência-debate sobre Mobilidade Sustentável e Transportes Públicos em Guimarães
3. DOMINGO | 10-04-2011 | Rota da Nascente do Ave: percurso pedestre na serra da Cabreira
4. Próxima Massa Crítica | 29-04-2011 | Celebramos a mobilidade ciclável em Guimarães!
 
1. Ofereça à AVE uma prenda de aniversário: proponha um novo sócio/a!
A AVE é uma associação cívica vocacionada para a qualidade do ambiente e para modelos de desenvolvimento sustentável. Somos a favor da participação e da mobilização cívica perante formas mais ecológicas de utilização dos recursos, no trabalho, nas famílias, nas comunidades, no território. Somos a favor de estratégias que potenciem os recursos, a paisagem e as pessoas. Somos a favor do conhecimento do património natural e de uma aproximação às soluções com que a natureza nos surpreende.
Não nos conformamos com a destruição da paisagem, da qualidade de vida e do património ecológico, nem com transformações do território feitas à custa da alienação irreversível dos recursos naturais. Somos contra a indiferença e o alheamento perante decisões que comprometem o nosso presente e o nosso futuro.
Após 10 anos de existência, a AVE precisa de novos associados para que mais pessoas partilhem este interesse comum e esta inquietação.
Se já é sócio/a da AVE, proponha um novo associado/a. Se ainda não o é, ofereça-nos uma prenda de aniversário: associe-se!
 
Para se tornar associado/a da AVE basta preencher a FICHA ONLINE:
 
2. HOJE | 8-04-2011 | Conferência-debate sobre Mobilidade Sustentável e Transportes Públicos em Guimarães
 
As cidades sempre foram pontos de encontro, lugares de mobilidades, de trocas de bens, ideias e inovação. Cidades saudáveis são as que mantêm estas mobilidades sem comprometerem o ambiente e a paciência, sem hipotecarem encontros e a qualidade do espaço. A AVE promove este debate com a intenção de discutir a sustentabilidade da mobilidade em Guimarães, olhando com particular atenção para a qualidade do ambiente pedonal na cidade, para a oportunidade de se fomentarem novas mobilidades cicláveis e para a vitalidade do serviço de transportes colectivos urbanos. É por aqui que passa no nosso entender o futuro da cidade enquanto cidade saudável, verde, justa, espaço inteligente de diálogos constantes e de partilha de saberes e criatividade. Contamos com a imaginação de todos para contribuirmos para uma cidade sustentável.

8 de Abril de 2011 (sexta-feira) | Hora: 21:15 | Fórum FNAC (GuimarãeShopping)
 
Intervenções de:
António Pérez Babo | Engenheiro Civil, Especialista em Transportes e Mobilidade
Maria Manuel Oliveira | Arquitecta, Professora na Universidade do Minho
Manuel Oliveira | Presidente da Comissão Executiva ARRIVA Portugal
 
Moderador:
João Sarmento | Geógrafo, Professor na Universidade do Minho
Entrada Livre
 
3. DOMINGO | 10-04-2011 | Rota da Nascente do Ave: percurso pedestre na serra da Cabreira
Na celebração dos dez anos da fundação da AVE, convidamos associados/as e amigos/as para um trilho que se inicia na preservada aldeia de Agra, onde podemos desfrutar de uma paisagem preenchida pelas serras da Cabreira e da Maçã, onde abunda a água, pinheiros silvestres e carvalhos centenários.
Ponto de encontro: Parque de Estacionamento das Hortas (junto ao edificio da Vimágua) em Guimarães, pelas 8:45 horas.
O transporte será gerido entre os elementos presentes e as viaturas, numa impiedosa gestão de recursos e de emissões.
Percurso linear com a extensão de 10 Km
Duração Aproximada: 5 horas
Nivel de Dificuldade: médio
Cota Máxima: 800 m
Conselhos úteis: calçado impermeável; protecção para chuva; chapéu; água e farnel;
INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES: ave.percursos@gmail.com
 
4. Próxima Massa Crítica | 29-04-2011 | Celebramos a mobilidade ciclável em Guimarães!
 
A Massa Crítica é um movimento informal de cidadãos que celebra em várias cidades de todo o mundo a importância da bicicleta como meio alternativo de transporte. A Massa Crítica Guimarães iniciou-se em Setembro de 2010 e no próximo dia 29 de Abril irá realizar-se a sua 8.ª edição.
Venha reclamar para a bicicleta o espaço de circulação que lhe é devido como meio de transporte urbano!  A AVE continuará a participar nesta iniciativa e a incentivar a participação de muitas mais pessoas.
29 de Abril de 2011 (sexta-feira) | Hora: 18:30 | Largo da Oliveira (Guimarães)
 
Mais informações sobre a Newsletter e as actividades
Manuel Miranda Fernandes | Telem. 961204658
Alcino Martins Casimiro | Telem. 919680281

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s