Newsletter Março 2011

SUMÁRIO
O QUE FOI: FEVEREIRO REVISITADO
1. Sensibilização ambiental:  a AVE esteve na Escola Afonso Henriques
2. Discussão pública do Plano de Urbanização de Guimarães: contributo da AVE.
3. Percurso Pedestre da Rota dos Espigueiros: um sucesso!
4. Massa Crítica: a AVE andou de bicicleta na 6.ª MC Guimarães
O QUE VAI SER: A AVE EM MARÇO
5. Oficina das Árvores – 11/03/2011
6. Diagnóstico da Ribeira de Couros: último troço – 19/03/2011
7. Próxima Massa Crítica – 25/03/2011
8. Olho Verde: um novo blog da AVE
E EM ABRIL…
9. A AVE vai fazer 10 anos!

Quer ajudar-nos a converter esta Newsletter numa verdadeira webletter? A web não tem segredos para si? (Para nós é um denso mistério…) Se for o seu caso, agradecemos colaboração. Envie-nos o seu contacto para ave.ecologia@gmail.com
Would you like to read this Newsletter in English? We offer you a volunteer position as a Newsletter Translator. Wow! If you feel you can help us, please send a message to ave.ecologia@gmail.com
 
1. Sensibilização ambiental:  a AVE esteve na Escola Afonso Henriques
No passado dia 11 de Fevereiro A AVE promoveu na Escola EB 2,3 Afonso Henriques, em Creixomil, uma sessão de sensibilização ambiental para alunos do 5.º ano. Esta sessão, realizada em colaboração com as professoras do Grupo de Biologia da escola, teve por objectivo diagnosticar os comportamentos ambientais dos alunos no seu quotidiano – em casa, no caminho e na escola –, permitindo reconhecer comportamentos adequados e identificar outros que possam ser melhorados.
Aspectos como o transporte para a escola, a reutilização de materiais escolares, a produção e reciclagem de resíduos, a eficiência energética e o uso da água foram abordados, tendo os alunos produzido um mural com as boas práticas que devem ser promovidas na escola e em casa. A forma como alunos e professores aderiram a esta iniciativa deixa antever a possibilidade de uma mudança de atitudes e comportamentos a favor de um melhor ambiente.
A AVE espera que esta sessão possa ser reproduzida pelos próprios alunos junto dos restantes colegas da escola, envolvendo a comunidade escolar e despertando-a para uma cidadania mais ecológica.
Esta actividade foi notícia na edição online de “O Povo de Guimarães” de 18-02-2011.
 
2. Discussão pública do Plano de Urbanização de Guimarães: contributo da AVE
A AVE apresentou ao Munícipio de Guimarães um contributo para a revisão do Plano de Urbanização da cidade, cuja discussão pública terminou no passado dia 26 de Fevereiro. Neste documento, a AVE solicita a articulação deste Plano com a Estrutura Ecológica Municipal e manifesta a necessidade de reabilitar o corredor fluvial da Ribeira de Couros, através da renaturalização do seu leito e margens.
A AVE solicita ainda que seja dada especial atenção a formas alternativas de mobilidade urbana, nomeadamente a mobilidade ciclável, dadas as condições favoráveis que a cidade apresenta.
Apesar de salientar a importância da discussão pública deste Plano como um processo de participação cívica, a AVE considera que os cidadãos foram chamados a pronunciar-se apenas sobre peças desenhadas, não tendo sido disponibilizados publicamente o Relatório e o Regulamento, documentos fundamentais do Plano de Urbanização.
A AVE espera ainda que, em futuros processos de participação pública, seja facilitado o acesso dos cidadãos à informação através do “site” do Município na Internet, o que neste processo não sucedeu.
Texto integral do contributo da AVE.
 
3. Massa Crítica: a AVE andou de bicicleta na 6.ª MC Guimarães
A Massa Crítica Guimarães vai já na 6.ª edição! Realizada no passado dia 25 de Fevereiro, contou com a presença de 11 utilizadores de bicicleta, empenhados em reclamar para este meio de transporte o espaço de circulação que lhe é devido.

A partida foi antecedida por uma vernissage no “Rolhas e Rotulos” do Largo da Oliveira, com apresentação dos trabalhos gráficos produzidos por Manuel Sá Coelho, relativos à Massa Crítica.
A AVE continuará a participar nesta iniciativa e a incentivar a participação de muitas mais pessoas.

4. Percurso Pedestre da Rota dos Espigueiros: um sucesso!
Realizado no passado dia 26 de Fevereiro, este percurso pedestre atravessou uma paisagem minhota de lugares, montes e riachos, em Várzea Cova (Fafe), onde é rica a diversidade do património natural e construído, destacando-se os belos espigueiros e as eiras, a par de belos trechos de carvalhal.

Participaram mais de 30 pessoas, entre associados e amigos, tendo o percurso culminado numa casa de pasto local, com grande animação de todos os presentes.

Mais fotos no facebook nestes links: Album Luis Gonçalves e Album Fernando Cunha

O próximo percurso pedestre vai realizar-se em Abril, como se menciona no ponto 7 desta Newsletter.
 
5. Oficina das Árvores – 11/03/2011
A AVE vai realizar na Escola EB 2,3 Afonso Henriques, em Creixomil, na próxima sexta-feira, 11/03/2011, pelas 10:00, uma actividade designada Oficina das Árvores, dirigida a professores/as desta Escola, mas aberta igualmente a associados/as da AVE.
Pretende-se nesta oficina abordar aspectos da integração das árvores no espaço urbano e nos equipamentos escolares, e fazer uma viagem estética e botânica em torno das principais espécies presentes no recinto da escola.
Caso queira participar nesta oficina, envie-nos uma mensagem para o nosso mail.

6. Diagnóstico da Ribeira de Couros: último troço – 19/03/2011
Depois de 3 saídas de campo para diagnosticar fotograficamente o estado actual da Ribeira de Couros, vamos concluir esta actividade no próximo dia 19/03/2011, sábado, pelas 14:30, com encontro junto ao Mercado Municipal.
Pretende-se, a partir deste diagnóstico, preparar um dossier (dossiê?) para sensibilizar os organismos públicos que tutelam este curso de água para a necessidade de o despoluir e de reabilitar as suas margens.
 
7. Próxima Massa Crítica – 25/03/2011
Com os dias a crescerem, vem aí a primeira Massa Crítica de Primavera, no dia 25/03/2011, sexta-feira, pelas 18:30, no Largo da Oliveira.
Queremos ser muitos mais a usar bicicleta em Guimarães! Já sabe:

“Ande bicicleta todos os dias… Festeje uma vez por mês…”
 
8. Olho Verde: um novo blog da AVE
A AVE acaba de lançar um novo espaço na blogosfera, com o objectivo de reflectir em fotos o estado do ambiente em Guimarães, exortando os bons exemplos e lamentando os maus. O desafio está lançado!

Olho Verde – Observatório
 
Agradecemos o contributo dos/as associados/as e de outros/as interessados/as, através do envio de fotos com uma breve descrição dos factos para o email ave.olhoverde@gmail.com.

9. Em Abril, a AVE vai fazer 10 anos!

A 10 de Abril de 2011 a AVE vai celebrar o seu 10.º aniversário. Estamos quase de parabéns! Iremos comemorar esta década de existência com um percurso pedestre à nascente do Rio Ave, na serra da Cabreira. Será o momento de reunir novos e antigos associados num percurso comum. Vamos procurar organizar esta actividade em conjunto com a associação Vento Norte, de Vila Nova de Famalicão.
 
Oportunamente serão divulgadas mais informações sobre este evento e sobre outros eventos que estão a ser preparados, nomeadamente uma conferência-debate sobre mobilidade e transportes públicos, no dia 8 de Abril, e uma sessão sobre o historial da AVE e estratégias para o futuro, no dia 9 de Abril.

Tem fotos ou outros materiais sobre as actividades realizadas pela AVE, ao longo destes anos? Contacte-nos através do email ave.ecologia@gmail.com.
 
Ainda não é sócio/a da AVE? – Siga este link – FICHA DE INSCRIÇÃO

Mais informações sobre a Newsletter e as actividades:
Manuel Miranda Fernandes | Telem. 961204658
Alcino Martins Casimiro | Telem. 919680281

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s