Foi nos seguintes termos que a AVE remeteu ao município a sua participação na discussão pública do PMUS.
Exmos Srs,
Vimos por este meio apresentar o nosso contributo para a fase de discussão do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável do Concelho de Guimarães. Após debate interno consideramos que o presente plano contém bastantes opções positivas ambiciosas, que temos como essenciais para o presente e o futuro do nosso concelho neste tema da Mobilidade Sustentável. Essa ambição representa também um enorme desafio em termos de mudança e mobilização por parte dos cidadãos, desafio para o qual estamos totalmente disponíveis para ajudar a alcançar.
Nesse sentido as sugestões do documento em anexo, recolhidas entre os nossos associados, visam sobretudo complementar as propostas apresentadas e apresentar o que consideramos alguns aperfeiçoamentos do processo do presente PMUS. Estas recomendações encontram-se compiladas no documento enviado em anexo (“PMUS Sugestões AVE”)
Aproveitamos também para partilhar complementarmente um breve documento de propostas especificamente sobre Mobilidade Ciclável, que foi enviado à CMG em 2011, que na altura deu origem a uma reunião com a vereação do Ambiente mas sem seguimento posterior. Nos últimos 8 anos foi sendo concretizado um pequeno conjunto das propostas que foram apresentadas e consideramos muito positivo que quase todas as propostas integrem hoje o novo PMUS, que gostaríamos também de ver implementado a curto e médio prazo.
Com os votos de bom trabalho em prol da sustentabilidade ambiental em Guimarães,
A direcção da AVE