Decorre até 17 de maio o período de participação pública das Questões Significativas da Gestão da Água, tendo a AVE estado presente na sessão sobre a Região Hidrográfica do Cávado, Ave e Leça (RH2), organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, em Braga, no passado dia 27 de março.
Os interessados podem obter mais informações e consultar o processo de participação pública nesta ligação.
Do Plano de Gestão da RH2 (agora em revisão) faz parte a caraterização das massas de água, tendo sido considerados 60 rios, e obtida a seguinte classificação.
No quadro seguinte indicam-se os rios que pertencem a bacia hidrográfica do AVE e percorrem território do concelho de Guimarães, com a respetiva classificação e ligação para a ficha de caraterização.
| Rio | Classificação | Ficha Caraterização |
| Agrela | Razoável | Agrela |
| Ave | Medíocre | Ave |
| Nespereira | Razoável | Nespereira |
| Selho | Mau | Selho |
| Vizela | Bom | Vizela |
De notar que o Selho é um dos 5 rios da RH2 que está classificado como “MAU“, devendo ser motivo de reflexão o facto de percorrer apenas território de Guimarães.
