“Caminhar em Guimarães”- Por Terras de Arosa e Castelões

Após um longo período de confinamento, a Ave vai retomar as suas caminhadas.

No próximo dia 22 de maio de 2022 domingo, voltamos ao “Caminhar em Guimarães” para dar a conhecer um pouco mais as freguesias na parte nordeste do concelho que se encontram situadas entre os concelhos da Póvoa de Lanhoso e Fafe.

Roteiro

Atualmente designadas por União de Freguesias de Arosa/Castelões, banhadas pelos Rios Ave e Torto vão ser o palco principal da nossa caminhada e certamente vão surpreender os caminheiros, com todo o seu encanto e beleza.

O percurso é circular tendo início e fim junto da Escola Básica 2,3 de Taíde em Porto D’Ave.

Logo no início da caminhada passaremos pelo interessante complexo religioso do Santuário da Nossa Senhora de Porto D’ Ave, em direção à praia da Rola onde atravessaremos o rio Ave. 

Já na margem esquerda do rio, onde as freguesias de  Arosa e Castelões se  encontram, caminharemos em direção às ruínas da antiga fábrica têxtil da Abelheira junto ao Ave.

Seguindo por um estradão de montanha que nos conduzirá novamente à margem do Rio Ave, a montante, entraremos num fabuloso cenário natural com passagem na área de lazer das charcas dos 3 moinhos em Castelões. O rio com as suas levadas, e toda a envolvente ficarão na memória de todos.

A partir da nascente das águas sulfurosas, subiremos um pitoresco monte onde os carvalhos e uma antiga eira marcam presença.

A subida da montanha aproxima-se e vai exigir algum esforço físico, esforço este recompensado pela beleza do horizonte que poderemos observar, até começar a descer em direção à Igreja de Castelões.

Na descida para a Igreja de Castelões onde iremos fazer o piquenique, encontraremos nichos de floresta diversificados onde a paisagem construída é mais marcante, embora a ruralidade também se evidencia.

A partir da Igreja  passaremos por um deslumbrante bosque de montanha, descendo por caminhos e ruelas até aos verdes campos. 

Após uma pequena incursão na freguesia de Agrela, do concelho de Fafe, entraremos de novo em Castelões, num ambiente rural mais profundo por entre pequenos montes e campos agrícolas, atravessaremos a ponte romana do Rio Torto, ou Pequeno, afluente do Ave, onde choupais convidam a uma peculiar contemplação da natureza. 

O Rio Torto continuará a marcar presença com as suas levadas e pontizelas, por terras de Arosa. Num ambiente urbano e rural, faremos o resto da caminhada até ao Santuário de Porto D’Ave.

Logística

Saída de Guimarães: 08:45h – Junto à Universidade do Minho em Azurém;

Início da Caminhada: 09:30h –Junto da Escola Básica 2/3 de Taíde, em Porto D’Ave.

Ficha Técnica

Grau de dificuldade: moderado/baixo;

Distância a percorrer: 14Km;

Duração estimada da atividade: 6 horas;

Devem trazer farnel para o almoço, algum reforço e água em quantidade necessária.

Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer!

A caminhada é gratuita para todos os participantes!

Nota: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Consulte e divulgue este evento na página da AVE no Facebook

Faça-se Sócio da AVE!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s