Caminhar em Guimarães: “Rota da Citânia de Briteiros”

Depois da excelente visita aos baldios de Alvadia, realizada o mês passado, a AVE, Associação Vimaranense para a Ecologia, regressa ao “Caminhar em Guimarães” para no próximo dia 24 de fevereiro, de 2019, percorrer um dos três trilhos homologados no concelho de Guimarães.

Adira ao evento da caminhada no Facebook e fique a par de todas as informações até à data do evento.

Não é necessária inscrição na caminhada. Basta aparecer!

A caminhada é gratuita para os associados da AVE com quotas em dia e terá o custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.

NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Roteiro

Este percurso é circular, tem início e fim junto ao Museu da Cultura Castreja, em Briteiros São Salvador.

O percurso entre o museu e a igreja é feito por estrada, entrando junto a esta, por um estradão em terra, que nos leva até ao moinho de cubo, no rio Torto, já na freguesia de Donim.

A subida do monte São Romão, mais conhecido por monte da Citânia, é a parte do percurso que exige mais esforço físico, mas com uma vista soberba sobre o vale do Ave. No cimo, após cruzar a estrada, começa a descida para os moinhos de Portuguediz, na freguesia de Sobreposta, já no concelho de Braga, onde iremos fazer o habitual piquenique, na eira comunitária.

O regresso será pelas margens do rio Febras, onde as suas cascatas quebram o silêncio, com uma melodia ímpar, passando num conjunto de moinhos em ruínas, com uma envolvente natural, que, faz do local, talvez o sítio mais belo de todo o percurso.

O percurso tem algum piso escorregadio e com pedras soltas. Poderá também haver alguns charcos, pelo que se recomenda o uso de calçado apropriado.

Logística

Pretendemos iniciar a caminhada às 9h20, junto ao museu da cultura Castreja de Briteiros São Salvador. Para quem preferir partilhar transporte, haverá um ponto de encontro prévio junto à entrada do campus da Universidade do Minho, em Azurém, às 8:45h. Recomendamos a partilha de automóvel, para diminuirmos a pegada ecológica desta atividade.

Para alguma eventualidade em que seja necessário contactar a organização, podem ser usadas duas alternativas: info@ave-ecologia.org (e-mail) ou 912 840 699 (telefone).

Ficha técnica

  • Distância: 11 km
  • Dificuldade: Fácil/média.
  • Duração estimada: 6 horas
  • Âmbito: Histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s